Dicas para Escovar os Dentes do Bebê

em 26 abril, 2017

Dicas para Escovar os Dentes do Bebê



A higiene bucal deve começar assim que o primeiro dentinho aparecer. Com o tempo, seu filho vai perder os dentes de leite, mas os bons hábitos ensinados nessa época vão permanecer com ele para o resto da vida. Se os dentes do bebê não receberem os cuidados apropriados, poderão desenvolver cáries, o que vai levar a problemas de nutrição e no desenvolvimento da fala. Os dentes permanentes também podem ser afetados e virem a nascer com problemas.Estabelecer uma boa higiene oral desde cedo vai fazer com que os cuidados dentais futuros sejam adequados. É fácil transformar o ato de limpeza dos dentes em algo rotineiro. Confira as dicas abaixo.

Crie uma rotina de higiene oral antes mesmo de os dentes aparecerem. Limpe as gengivas com uma gaze úmida e macia enrolada num dedo. Isso vai remover bactérias.

A partir dos 2 meses de idade, comece a fazer isso pelo menos uma vez por dia, se preferir, é possível limpar até mais frequentemente, mas não exagere. A limpeza excessiva pode irritar as gengivas da criança e resultar em sensibilidade. Com uma gaze enrolada no seu dedo passe no dente para limpá-lo. Nessa fase inicial, uma gaze seca vai funcionar bem no lugar de uma escova.

Assim que o primeiro dentinho nascer compre uma escova de dentes macia específica para bebês. Essa troca da gaze pela escova é ainda mais importante se os molares já tiverem aparecido. Procure por uma escova bem macia com 3 ou menos fileiras de cerdas. Por volta de 1 ano de idade, o bebê já deverá estar escovando os dentes.

Comece o processo sem pasta de dente. A ideia é fazer o bebê se acostumar à técnica de escovação, incorporar a pasta nessa fase poderá deixar a criança mais resistente às tentativas. Use apenas água morna.

Se o bebê quiser ajudar, deixe mas sempre sobre a sua supervisão.Comece incentivando-o a segurar o cabo da escova enquanto você limpa os dentinhos dele. Após ele se acostumar com isso, deixe-o fazer a escovação sozinho. No entanto, após ele terminar, faça você a limpeza novamente.

Se o bebê não gostar muito de escovar os dentes, comece uma vez por dia. Gradualmente, vá aumentando a frequência até que ele permita que você escove os dentinhos após cada refeição.
Escove os lados interno e externo do dente com um movimento de vaivém, em seguida, passe a escova para cima e para baixo, também em ambos os lados. Lembre-se de incluir a língua no processo de escovação.

Algumas dicas extras : 

  • Não force a escovação para que o bebê não sinta medo e não queira mais escovar os dentes.
  • Faça desse momento uma hora alegre, chame toda a família para escovar juntos.
  • Compre uma escova bem macia com desenhos coloridos.
  • Caso o bebê for muito resistente à escovação procure um dentista.

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

0 comentários :

Postar um comentário

No @Instagram

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Brasil.
Topo