Blogagem Coletiva Especial Mães 2016 - A maior dificuldade em "Maternar"

em 08 maio, 2016

Olá ! Primeiro quero dizer que estou muito feliz em poder promover essa blogagem coletiva. Há tempos que eu não fazia nada parecido. Também quero agradecer todas as participantes que tornaram esse projeto possível. Obrigada meninas, vocês são nota mil. Agora sem demoras vamos ao assunto da blogagem.

A maternidade é um divisor de águas na vida de todas as mulheres. Sem dúvida quando estamos grávidas pela primeira vez, não conseguimos mensurar o que está por vir. Só mesmo vivendo a maternidade para saber como realmente ela é.

Depois de muita expectativa na gestação , nasce o bebê e com ele vem no pacote as dificuldades. As vezes começa lá mesmo na maternidade, parto, amamentação, complicações para o bebê ou mãe, os desafios não dão tréguas quando o assunto é maternidade. É até difícil de tentar destacar a maior dificuldade pois são tantas.

No geral acredito que as dificuldades são muito parecidas. Vou listar abaixo algumas e no final vou destacar a minha maior dificuldade.

- Alimentar adequadamente 

- Educar 

- Ensinar valores morais e espirituais

- Dar atenção plena

- Criar um filho sem o pai presente (muito comum)

- Preocupar-se com os riscos que a criança pode correr fora de casa. Por exemplo se machucar na escola ou ser mal tratado pela professora (acontece frequentemente)

- Não conseguir suprir as necessidades básicas dos filhos (infelizmente isso é uma realidade para muitas famílias brasileiras).

- Ter que lhe dar com "birras" e mal comportamento


Mas de todas elas, penso que a maior dificuldade nessa aventura materna, seja cuidar de um filho que tenha necessidades especiais. Não deve ser fácil para nenhuma mulher do mundo. Um filho especial demanda muita entrega da mãe e muita dependência da parte do filho por muitas vezes. Agradeço a Deus por essa dificuldade não ser a minha. E peço a Ele que abençoe as mães especiais nessa missão especial.

Sobre a minha maior dificuldade atual é sem dúvida dar atenção plena aos meus dois filhos. Tenho um menino de cinco anos e uma menina de nove meses. Como não tenho empregada muito menos babá, tenho que dar conta de tudo e acredite não dou ! 

A bebê está em uma fase de engatinhar e ir direto onde não pode e o mais velho precisa de atenção constante. Nesse sentido ainda me pego pensando "Acho que estou falhando". Principalmente com ele o Samuel. Porque qualquer bebê exige muito da gente. A comida é diferenciada, nessa fase ela coloca tudo na boca, abre gavetas e as vezes dá um trabalho para dormir. Olha, não é brincadeira ! Só quem tem mais de um filho vai se identificar com o que estou tentando dizer.

Mas mesmo com todos esses desafios posso dizer que sou abençoada. Desde o nascimento do meu primeiro filho, não passo um só dia sem sorrir. Mesmo com todos os afazeres que envolvem cuidar dos filhos, no meio de tudo isso tem risos, frases e gestos que fazem tudo valer a pena.

Quando eles crescerem talvez apareçam outros desafios. Porque mãe é mãe para sempre. Mas não vou me preocupar com isso agora. Vou continuar fazendo o meu melhor com amor e dedicação.

Sei que não sou a melhor mãe do mundo, mas faço o meu melhor e acredito que maternidade é acerto e erro, e com os erros aprendemos a caminhar no sentido do acerto.

Vou colocar uma foto aqui para tentar representar um pouco da mensagem que quero passar. A Manu recém nascida e eu tentando executar todas as atividades para o Samuel não se sentir excluído. 




Espero que tenham gostado e fiquem de olho aqui no blog , no dia 15/05 terá outro tema para ser abordado. Que será " O maior aprendizado" Aguardem... 



Blogs participantes : 



Eloá Santana - http://elosantana.com.br/




Camila Fernandes Grecco – http://mamaedeunhafeita.blogspot.com.br



Obrigada meninas ! Vocês são demais !!! 







Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

5 comentários :

  1. Oi Camila! Certeza dar conta de 2 filhos não deve ser fácil! E acredito que só com mto amor para conseguir vencer essa dificuldade! Mas, como nós, mães somos puro amor, rs, venceremos sempre! Um grande beijo e feliz dia das mães

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz dia das mães Pry !!! O amor é o vínculo da perfeição !!! Bjs

      Excluir
    2. Vc descreveu bem geral nossas dificuldades. Eu como mae de primeira viagem tive uma visão diferente. Vi o meu primeiro momento como mãe; Ameii o seu post. super beijo
      elosantana.com.br

      Excluir
    3. Oi Eloá ! tudo bem ? A cada fase existe um novo desafio ! Temos que estar preparadas para tudo não é verdade ? Um grande beijo ! Te espero no próximo post ok ! bjbjbj

      Excluir
  2. Camila,
    Ser mãe é sempre um desafio. Amei o post.
    Beijocas.

    ResponderExcluir

No @Instagram

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Brasil.
Topo