Como organizar a rotina dos filhos de forma divertida

em 19 abril, 2016

Hoje quero contar para vocês , como tenho conseguido organizar a rotina do meu filho mais velho. Esse ano muitas coisas mudaram por aqui. O Samuel passou a estudar de manhã e foi muito difícil no começo do ano organizar os horários dele, pois quando ele estudava a tarde, tínhamos a impressão de que o tempo passava  mais rápido, ele parecia chegar mais cansado e ficava pouco tempo nos games e computador. A rotina era mais ou menos assim : 

8:00 Café da manhã
9:00 Lição de casa 
10:00 Brinquedos e artes 
11:00 Games e computador 
12:00 Almoço
13:00 Escola
17:00 Retorno da escola
17:30 Lanchinho leve ou suquinho 
19:30 Jantar
20:30 Banho 
21:00 Família juntinha e cama

Esse ano de 2016 , ele começou a entrar as 7:00 da manhã na escola e sair as 11:00 horas. Conclusão, parece que sobrou muitas horas livres e ele simplesmente não queria mais brincar. Apenas ficar no vídeo game. Foi então que percebemos que estávamos perdendo o controle sobre essa situação. Todo mundo sabe que vídeo game é divertido , mas não pode ser a única diversão de uma criança de cinco anos.
Foi então que há 2 semanas atrás, o papai elaborou um relógio ilustrado para propor ao Samuel uma nova rotina e mesclar os horários de jogos, vídeos , brincadeiras e artes.

Como o relógio foi feito : 

Para fazer esse relógio , você vai precisar de um relógio de parede, desses bem baratos e fácil de desmontar. Para fazer os desenhos do relógio nós procuramos imagens na internet e usamos o PowerPoint para criar a arte. Depois desmontamos o relógio original e colocamos a folha ilustrada com a rotina já pensada e arrumada para ele. Ficou assim : 


Tem alguns detalhes que preciso esclarecer sobre esse relógio. Para o Samuel o relógio começa a funcionar assim que ele chega da escola. E nos finais de semana ,não seguimos uma rotina, deixamos ele mais à vontade.

Agora a rotina dele ficou assim : 

11:00  Lição de casa ( assim que chega da escola 
12:00 - 13:00 Almoço
13:00 - 14:00 Descanso ( pode ver TV)
14:00 - 15:00 Vídeos ( Ele ama ver vídeos de Manie Craft )
!5:00 - 15:30 Café da tarde
15:30 - 17:00 Jogos
!7:00  - 19:00 Brinquedos,artes, livros, interação com a família. Tudo menos eletrônicos.
!9:00  -  Banho e guardar os brinquedos (nem sempre ele guarda)
19:30 - 20:30 Jantar
21:00 Escovar os dentes e cama. 

Tem funcionado muito bem. Claro , tem dias que falham algumas coisas. Aqui é uma casa como qualquer outra e não um quartel. Mas a rotina ajuda e muito, tanto as crianças como nós os pais. Eu mesma  amo rotina, acho que ela nos trás qualidade de vida.

E você já organizou a rotina dos seus pequenos ?  Crie seu relógio e depois vem me contar se deu certo. 

Até mais.
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

7 comentários :

  1. Adorei as dicas. Eu tento fazer uma rotina para minha filha, mas e bem difícil. Ela tem três meses. A unica rotina que consigo fazer certinho e a rotina do sono a noite. Mas a tarde tenho um pouco de dificuldade. Ainda estou me adaptando. Bjs
    elosantana.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eloá tudo bem ? É difícil estabelecer uma rotina , mas quando conseguimos é muito bom. E conforme a criança cresce a rotina vai mudando. Então é um trabalho sem fim. Mas a gente vai se adaptando. Um beijo !

      Excluir
  2. Amada linda eu indiquei o blog ao um prêmio! ai vai o link
    http://rubiaartes.blogspot.com.br/2016/04/oiiiiiiiiiiii-meus-amores-meus-sexto.html#comment-form
    Beijinhos com carinho!
    Rúbia

    ResponderExcluir
  3. Adorei essa ideia do relógio!
    Muito bacana!
    Espero que quando a Maria nascer eu consiga elaborar uma rotina organizada também!
    Bjs!
    Mah
    www.decasinhanova.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcela ! Obrigada pela visita ! Você está esperando bebê ? Já está de quantos meses ? Olha posso te dizer que a rotina de bebê é bem mais fácil ! Boa sorte ! Sucesso !

      Excluir
  4. Adorei, as dicas parabéns pelo blog.
    http://kellyrlopes2015.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Kelly ! você é mãe ? vem participar da blogagem coletiva ! Vai ser bacana demais!

      Excluir

No @Instagram

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Brasil.
Topo