Ordem na casa # 3 Cozinha

em 02 março, 2015

Olá Mamães !!!

Hoje na série "Casa em ordem 3" quero falar da nossa cozinha de cada dia. Para quem perdeu o " Ordem na Casa # 2 " CLIQUE AQUI.

Bom, falar de cozinha é sempre complicado. Todos os dias quando conversamos com amigas donas de casa, sempre nos deparamos com as mesmas queixas: "Minha cozinha não para limpa, preciso lavar o chão da cozinha, minha dispensa está uma bagunça, minha geladeira está precisando limpar urgente, e por aí vai."
Quando me casei em 2005, eu morava sozinha, trabalhava fora  e sempre tive uma secretária que me ajudava semanalmente. Quando ganhei meu filho em 2011, eu estava saindo da empresa. Assim que a licença-maternidade acabou eu virei mãe e dona de casa, de uma vez só... Agora imagina, eu acostumada a trabalhar fora o dia inteiro, sempre tive ajuda para manter minha casa organizada e de repente... Uma bebê, uma casa, dois cachorros, um marido aff , só de lembrar fico doida !!! Mas estou falando tudo isso porque graças a Deus já me adaptei a rotina de mãe e dona de casa e posso dizer que não vivo no meio do caos. Não pense que minha casa é um "brinco", perfeição não existe. Sempre terá algo para fazer, mas na medida do possível,consigo manter a ordem e tenho uma cozinha super ativa !!! Cozinho de segunda a sexta-feira. 
Vamos logo ao que interessa. Então você me pergunta: " Como faço para ter uma cozinha, organizada, limpa e que eu tenha prazer em trabalhar nela ? "



Eu te respondo :

1 -  CONSIDERE O POST 2 DESSA SÉRIE
Como falei no começo desse post a série 2 tratou de jogar fora tudo que não te serve mais.Isso é importante demais, e é base para todos os cômodos da casa. Então na cozinha, você pode se livrar de panelas velhas, potes de plásticos sem tampas, talher torto, jogo de louça que só serve para você ter de limpar anualmente, enfeites (sabe que estes se mau usados só poluem o ambiente e engorduram com o tempo), ou seja ter na cozinha itens que realmente você utiliza, não acumulando seus armários e prateleiras no dia de limpar, tudo fica mais fácil. Então, pratique o desapego já !!!

2 - FAÇA UMA BOA COMPRA NO SUPERMERCADO
Pois é, aqui está uma dica bem bacana. Levei um tempão para aprender a facilitar minha vida e da minha família. Mas hoje cheguei a plena conclusão de que uma compra bem planejada, além de economizar uma grana, facilita demais a vida das mamães cozinheiras. Se você ainda não tem isso estabelecido, deverá observar o quanto tem comprado ao longo do mês, e elaborar uma nova lista, considerando tudo que você foi comprando. Hoje em dia, gosto de comprar por atacado e incluo coisas que sei que meu filho pede na rua, como por exemplo, suco de caixinha. Um suco de caixinha ou mesmo um Dell Vale é um grande exemplo do quanto você pode economizar se comprar no supermercado e levar com você quando for sair.
Já os itens perecíveis como frutas, verduras, legumes e carnes, você deverá se programar semanalmente. Estabeleça um dia da semana para comprar esses itens, já pensando o que vai cozinhar nessa semana. Normalmente os supermercados apresentam boas promoções nas quartas-feiras, ou se você gostar e tiver acesso, as feiras livres são ótimas opções.

3 - MONTE UM CARDÁPIO SEMANAL
 Essa dica parece difícil, mas não é. Quando falo um cardápio, não é como os de restaurantes, que são sempre os mesmos. Mas tenha mais ou menos em mente, o que vai preparar. Eu por exemplo costumo comprar cinco ou seis itens, entre verduras e legumes, para fazer durante a semana. Essa quantidade aqui em casa é suficiente e acabo conseguindo variar bem sem desperdiçar. Já as proteínas (carnes) procuro variar entre frango e carne e dou sempre preferência para prepará-las no forno ou panela de pressão.

4 - COZINHE UMA VEZ POR DIA 
Cozinhar uma vez por dia, facilita bem a vida das mamães. Eu por exemplo capricho no jantar, no outro dia almoçamos a mesma comida, lavo as panelas e está tudo pronto para recomeçar a noite.



5 - LIMPE RESPEITANDO SEU RITMO , ESTABELECENDO PRIORIDADES
Com uma cozinha que funciona a todo vapor, vem a parte que as vezes parece uma tarefa impossível. Como manter uma cozinha limpa ??? Pois é, a resposta é simples... Se você pensa em uma cozinha de novela, então tenha empregados. Pois realmente é impossível manter uma cozinha impecável. As mulheres que gostam bastante de limpeza até conseguem essa façanha. Eu por exemplo gosto de casa limpa e organizada, mas não tenho loucura por limpeza.Gosto de praticidade, por isso no quesito "limpeza" aprendi a estabelecer prioridades. Então se hoje a geladeira está precisando de limpeza, limpo a geladeira, amanhã limpo armários, depois de amanhã vejo o que faço... e assim vou levando. Gosto de ter as coisas arrumadas, mas também gosto de curtir minha família. Então para uma pessoa que não trabalha fora como eu, acho péssimo limpar a casa no sábado. Parece um desperdício. Já para as mamães que trabalham fora e não tem uma ajuda, sei que não tem escapatória. O importante no meio de tudo isso, é respeitar o seu ritmo e saber quais são as prioridades.

Como esse post já se estendeu bastante, vou ficando por aqui. Se tiver mais dicas , deixe seu comentário. Vou adorar conhecer a sua cozinha !!!! 


Bjbjbjbjbjbjbjbj








Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

8 comentários :

  1. Faço parte do agenda dos blogs e adorei seu post amiga, afinal tenho que me organizar para manter minha cozinha bonitinha.kkkkk
    www.meninamulhercomglitter.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Adriana, sem organizar fica difícil né. Eu acho que organização vale mais que limpeza... Um beijo querida !!! Vou visitar seu blog. bjbjbjbj

      Excluir
  2. Dicas mara. Pra quem entende nada do assunto, como eu, dicas maravilhosas! bjus Coisas da Lara - Andrea e Lara

    ResponderExcluir
  3. Dicas mara. Pra quem entende nada do assunto, como eu, dicas maravilhosas! bjus Coisas da Lara - Andrea e Lara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda sou aprendiz na arte de organizar. Mas um dia, NÃO chego lá... Não quero ser daquelas que limpam o dia inteiro... Aprendi com você inclusive a aproveitar o melhor da vida... Que são os filhos... bjbjbjbjbjbjbjbjbj

      Excluir
  4. Adorei o Blog e já estou seguindo!
    Venha participar do sorteio 450 seguidores Ponto Cute.
    http://pontocute.blogspot.com.br/2015/01/sorteio-450-seguidores.html
    Espero a sua visita! Bjos

    ResponderExcluir
  5. venho da agenda e ja estou seguindo ,parabéns pelo blog venha me visitar bjs
    http://artsdamarisbel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maristela , Obrigada querida !!! Vou visitar sim , deixo um recadinho lá para você !!! bjbjbjbj

      Excluir

No @Instagram

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Brasil.
Topo