Ordem na Casa # 2 Jogando Fora o que Não Serve Mais

em 23 fevereiro, 2015

Hoje na série "Ordem na Casa # 2", quero falar sobre um assunto interessante e que pode até incomodar um pouco. Uma vez que vou tratar de desapego. No primeiro post da série (se você perdeu clique aqui), destaquei a importância de se ter um lar organizado. Hoje ainda não vou entrar em cada cômodo, sabe porquê ? Não adianta organizar e limpar uma casa cheia de tranqueiras, acredite, nunca vai parecer que você limpou , a bagunça ,o acúmulo de coisas , não vão permitir que seu lar parece organizado e limpo. Eu , sinceramente,aprendi algo que as vezes entendo como lei aqui em casa : " Organização vale mais do que limpeza" Se você está dentro de uma casa, onde cada coisa está em seu devido lugar, não tem coisas aparente, pelo lado de fora de armários da cozinha,estante da sala , mesa de computador, bolsa no sofá, carteira em cima da mesa, pode ter certeza que você vai se sentir bem melhor. A poluição visual , acaba com qualquer pessoa, parece que dá preguiça e mau humor. Então a pergunta que não quer calar, " Por onde eu começo?" . Te respondo, é simples, JOGUE FORA O QUE VOCÊ NÃO USA.
Calma , vou explicar, não é bem assim direto para o lixo. Vamos lá... Você deve escolher o cômodo da casa que irá começar a praticar o desapego, e avaliar item por item, de cada gaveta, de cada armário, de cada cômodo. Só assim você vai conseguir fazer uma varredura na sua casa e ter apenas coisas que você utiliza. Vou dar alguns exemplos de desapego lembrando sempre de algo importante: Existem objetos na sua casa, que não servem mais para você, certo ? Agora pense bem, serve para outra pessoa ? Se estiver em bom estado, você não utiliza e está só ocupando espaço, então doe para quem precisa. Agora avalie bem , pois as vezes temos objetos ou coisas , que não servem para ninguém, se não o cesto de lixo.
Mas voltando aos exemplos,vamos falar um pouco de cozinha. Na cozinha o que pode ser feito para diminuir volume é jogar fora todos os potes que estiverem sem tampa, jogar fora talher torto (até me arrepia), panela velha, louças que você não usa nunca e outras coisas mais que cada um é que saberá organizar.
Para os outros cômodos, serve o mesmo raciocínio. Ter apenas o que está sendo utilizado. Então na sala, tenha CDs e DVDs que a família realmente gosta de ouvir e ver, não deixe os brinquedos das crianças tomarem conta da casa, não acumule papel, procure arrumar fotos e documentos em caixas organizadoras. Eu amo caixas de plástico, pois não entra pó por dentro e são fáceis de limpar por fora.

Caixa organizadora com fotos
As contas e correspondências que chegam frequentemente, é bacana guardá-los em pastas com etiquetas identificando cada tipo ali guardado.Por exemplo : uma pasta para contas pagas e outra para contas à pagar.
Já nos quartos, o que faz volume, são roupas e sapatos.Aqui está um ponto crucial, muitas mulheres (principalmente), costuma guardar aquela calça jeans número 36 que usava quando namorava com o marido e ainda guarda aquela peça ultrapassada na esperança de um dia poder entrar nela novamente.Querida , isso é perder tempo. Doe para alguém necessitado, aceite seu corpo como ele é hoje e compre coisas novas e adequadas.Isso vale para sapatos, acessórios, bijuterias, roupas de cama e outras coisas mais.

Aqui eu guardo carregadores,pen drives, cabos USB, todos com etiqueta de cada aparelho correspondente.


Quanto mais você guardar menos são as oportunidades de renovar. Acredite. Para o texto não ficar muito longo, vou reforçar o seguinte, antes de se ter um lar organizado e funcional, você deve praticar esse desapego, isso vale também para móveis, eletrodomésticos e coisas quebradas que você guarda, dizendo que precisa arrumar. Ou você manda arrumar tudo que precisa, ou jogue fora, parado ocupando lugar é que não pode ficar.
É importante lembrar, que esse tipo de organização pode ser feito periodicamente em prazo curto. Não espere um ano para fazer uma limpa na casa, se a cada dois ou três meses você rever as coisas, nunca irá acumular e sua casa estará sempre clean.

Bom, acho que deu para se inspirar né ? Então, vamos lá , separe caixas e sacos de lixo e mão a obra!!!
Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

4 comentários :

  1. Bom dia! Vi seu blog na Agenda dos Blogs! E seu blog é muito interessante. Eu estou precisando organizar aqui em casa o que falta é tempo, mas tudo se resolve. Parab´nes amei! Estou te seguindo .Ficarei muito feliz com sua visita no meu blog de croche.Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Faço o tempo todo: doo coisas. Mas não acaba nunca, sempre tem mais coisas hehehe.... Coisas da Lara - Andrea e Lara

    ResponderExcluir
  3. Faço o tempo todo: doo coisas. Mas não acaba nunca, sempre tem mais coisas hehehe.... Coisas da Lara - Andrea e Lara

    ResponderExcluir
  4. Sem perceber a gente sempre está juntando ...

    ResponderExcluir

No @Instagram

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 3.0 Brasil.
Topo